Amazonas by Viverde
Visite o Amazonas

English

Español

CONSULTA

Barcelos


O Município de Barcelos, situado na margem direita do Rio Negro é o maior município do Estado do Amazonas, com uma área territorial de 89.572 km², está localizado a 396 km em linha reta de Manaus e 496 km por via fluvial.

Dados Históricos - Em Mariuá, Aldeia dos índios Manaus, de onde se originou a atual cidade de Barcelos, o carmelita Frei Matias São Boaventuras fundou em 1728 a Missão de Nossa Senhora de Mariuá. Trinta anos depois, Mariuá é promovida à categoria de vila e recebe o nome de Barcelos transformando-se na capital da capitania de São José do Rio Negro. Em 1968, o município foi enquadrado como Área de Segurança Nacional.

Relevo - Varia de plano a suave ondulado. A área é identificada como Planície Amazônica, onde se destacam furos, paranás e depósitos lineares fluviais recentes.

Hidrografia - O município pertence à bacia hidrográfica do Rio Negro, e conta com abundante malha de rios, paranás e lagos, destacando-se:

  • Rios: Negro, Aracá, Padaueri, Demini, Quiunim, Caurês Jufaris e Jaú;
  • Lagos: Pedras e São Roque
  • Paranás: Floresta e Piloto

Solo - É formado pelo de terra firme (elevada acidez e baixa fertilidade) e o de várzea (são naturalmente férteis).

Vegetação - A floresta é caracteristicamente tropical, do tipo Floresta Ombrófila Densa (Floresta Amazônica), é composta por flora exuberante, a mata frondosa e vicejante recobre todo o seu território. Entre as árvores de grande porte destacam-se, pelo seu valor econômico, as da seringa, castanha do brasil, copaíba e maçaranduba, além das plantas medicinais.

Acesso

  • Fluvial: principal meio de acesso para Barcelos é a navegação fluvial. Duas vezes por semana, barcos tipo recreio fazem a ligação Barcelos-Manaus-Barcelos, transportando passageiros e cargas.
  • Aéreo: a cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte.

Economia

A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, arroz e mandioca, não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.

O município possui um potencial turístico invejável, pois consta em seu território parte do Parque Nacional do Jaú, além do Parque Estadual Serra do Aracá e APA-Municipal Mariuá, com mais de 1.400 ilhas, o que lhe confere o título de maior arquipélago do mundo, com cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais (Exportados para países da Europa, Ásia e América).

Pelo peixe ornamental, responsável pela renda de mais de 60% da população do município, foi constituído em 1994 o Festival do Peixe Ornamental, evento que homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico.

O Turismo se destaca como grande fonte econômica, principalmente o Ecoturismo e a Pesca Esportiva, que vem recebendo um intenso investimento. Objetivando seu desenvolvimento turístico, oferecemos cruzeiros fluviais para a região - Veja Expedição rio Negro.

Aspectos Sociais e Culturais

Na época junina, ocorrem as festas folclóricas, nas quais se destacam danças de bois-bumbás e quadrilhas.
No verão, período em que ocorre a vazante dos rios, a cidade oferece à comunidade local e aos visitantes praias de rara beleza.

Principais eventos de Barcelos
Festival do Peixe Ornamental Janeiro
Aniversário da cidade Maio
Festa de Santo Alberto de Carvoeiro Agosto
Festa da Imaculada Conceição de Mariuá (Padroeira) Novembro/Dezembro
Réveillon na Praia Grande Dezembro/Janeiro

Para solicitação de serviços e reservas use: Planeje sua viagem

Topo

Index | Hotéis | Hotéis de Selva | Cruzeiros | Info & Reservas | English Version | Versión en Español
Todos os direitos reservados para Amazonas by Viverde, 1996/2016