Amazonas by Viverde
Visite o Amazonas

English

Español

CONSULTA

Serviço de reserva para hotéis de selva


Os pacotes nos hotéis de selva incluem basicamente: transporte (Manaus-Lodge-Manaus, exceto Mamirauá, que tem saída de Tefé), alimentação (exceto bebidas), excursões guiadas nos idiomas inglês/português (caminhada na selva, focagem noturna, pescaria, visita à casa de caboclos e passeios de canoa); variando de local, características de hospedagem e método de trabalho em cada hotel de selva.

Os pacotes não incluem bilhetes aéreos, hospedagem e passeios em Manaus, despesas extras, seguro de viagem e bebidas.

Para solicitação de serviços e reservas use: Planeje sua viagem.


Mamirauá - Pousada Uacari
Fotos by JP Borges Pedro, Brandi Jo Petronio, Pedro Nassar, Eduardo Coelho e Marcelo Santana.
" Programas exclusivos.
Clique para conhecê-los! "
Ecoturismo
Programa de ecoturismo.
Ver onças
Programa observação de onças.
Ver pássaros
Programa observação de pássaros.
Tirar Fotos
Programa para fotografia.

Photos by Brandi Jo Petronio.The Jaguar Expedition

Faça parte de uma expedição científica com as onças-pintadas na Amazônia

Pacote inédito na Amazônia, esta expedição permite que o visitante acompanhe pesquisadores do Projeto Iauaretê, do Instituto Mamirauá, na procura por onças-pintadas (Panthera onca) que vivem na floresta alagada da Amazônia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM). Alguns animais da que vivem na reserva contam hoje com colares de localização por sinal de rádio, colocados após capturas para fins de monitoramento. São essas onças-pintadas monitoradas que serão procuradas pelos visitantes.

The Jaguar Expedition é uma iniciativa pioneira que busca criar um modelo de conservação inovador, financeiramente sustentável e replicável, gerando benefícios para as comunidades locais através desta atividade turístico-científica, também contribuindo para o monitoramento da população de onças-pintadas na Várzea de Mamirauá. Quanto mais informações os pesquisadores tiverem sobre o comportamento da onça mais fácil será criar estratégias para a preservação da espécie. O valor do pacote já inclui 1/3 como doação direta ao Projeto Iauaretê, visando o financiando de pesquisa e projetos de educação ambiental junto às comunidades.
As chances de avistamento são bastante grandes, mas não são garantidas. Vale ressaltar que os animais vivem soltos na RDSM (Reserva Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), não sendo usados alimentos para fins de avistamento.

Photos by Eduardo Coelho. A Pousada Uacari oferece a possibilidade de conciliar o conforto de uma pousada flutuante totalmente integrada a esta paisagem e o contato com pesquisadores e guias especializados, participando e atuando junto ao pesquisador, entendendo melhor o trabalho de pesquisa. Um mergulho na ecologia da onça-pintada, entendendo sua dinâmica dentro do ecossistema da várzea. A Pousada Uacari fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Mamirauá, na região do Médio Solimões. Está a cerca de 60km (ou 1:20 min de barco) da cidade de Téfé/AM. Há 1h de voo desde Manaus, capital do Estado do Amazonas (são 520 km de distância). Nossos cinco bangalôs (com duas suites cada) flutuam tranquilamente sobre as águas. Cada suite tem uma varanda de frente para o rio, com vista para a floresta. A capacidade total é de 20 hóspedes. Além das suites, a pousada tem um flutuante central com um pequeno deque para descanso, restaurante, bar, sala de vídeo e biblioteca. Toda a estrutura é feita com moldes sustentáveis. A energia é de origem solar. A água da chuva é coletada e os efluentes são tratados antes de retornarem ao rio. As telhas são ecológicas, feitas à base de plástico reciclado de garrafas pet.

Por que escolher esta experiência?

- Mamirauá tem uma das maiores densidades de onças-pintadas do mundo. As manchas das onças-pintadas são suas impressões digitais: Cada uma pode ser identificada individualmente segundo o padrão do pelo.
- As onças passam três meses dormindo e caçando em cima das árvores, uma adaptação incrível ao alagamento da Floresta. Em Mamirauá estão os únicos registros de onças-pintadas com esse comportamento.
- Um grupo pequeno e privilegiado de turistas terá a chance de integrar a Jaguar Expedition. Apenas (4) quatro visitantes a cada viagem (Apenas 3 viagens por ano - As expedições ocorrerão de Maio a Julho) vão acompanhar de perto o trabalho dos pesquisadores do Projeto Iauaretê.

Quais são os desafios desta expedição?

- Deparar-se com a onça-preta. Desde que o monitoramento acontece esse raríssimo animal foi capturado apenas duas vezes em Mamirauá.
- Avistar uma onça-pintada em família. Nascem até quatro filhotes por gestação, que acompanham a mãe, em média, por dois anos.
- Ver uma onça capturando a próxima refeição. As onças costumam dormir durante o dia, ficando mais ativas à noite. Em lugares com alta densidade de animais, porém, há chances de vê-los caçando durante o dia.

The Jaguar Expedition - Programa de 04 noites

Photos by JP Borges Pedro. Os visitantes serão recebidos no aeroporto de Tefé, de acordo com a chegada do voo Azul 2830. Caso seja de interesse do visitante, pode-se realizar um sobrevoo (opcional e terceirizado, contratado pelo próprio visitante) sobre a área da RDSM, acompanhado por pesquisadores do Projeto Iauaretê. O intuito é, além de apreciar a imensidão amazônica pelo alto, rastrear as onças-pintadas com rádiocolar.

Após sobrevoo ou diretamente após chegada em Tefé, os visitantes seguirão para o porto da cidade. Lá pegarão um barco que os levará para a Pousada Uacari. Depois de viajar pelo rio Solimões por mais ou menos uma hora, entrarão no canal do Lago Mamirauá. Nesse caminho já é possível avistar animais aquáticos como o boto (Inia geoffrensis) e o tucuxi (Sotolia fluviatilis). Photos by Marcelo Santana.
É ali que a Pousada Uacari flutua integrada à paisagem da várzea amazônica. Está estrategicamente localizada numa área riquíssima em fauna, próxima à cabeceira do Lago Mamirauá, que dá nome à Reserva. Essa grande área de preservação protege mais de 1.124.000 hectares de floresta, rios e lagos e é habitat de diversas espécies raras e ameaçadas, algumas dessas encontradas somente dentro dos limites da reserva, como os impressionantes macacos uacari de cara vermelha (Cacajao calvus calvus) e o macaco-de-cheiro-de-cara-preta (Saimiri vanzolinii). A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá não é somente um projeto bem-sucedido de conservação, mas também um projeto pioneiro que integrou a população local no trabalho de preservação da floresta de várzea. Além disso, trabalhos de pesquisa nas mais diversas áreas ocorrem por toda a Reserva, produzindo conhecimento sobre a Várzea e a sua biodiversidade.

Dia

Descrição
1o. Dia Após o check-in, os visitantes terão uma pequena apresentação sobre a RDSM, Pousada Uacari e Projeto Iauaretê. Oportunidade para entender melhor as características únicas do ambiente de várzea de Mamirauá, conhecendo também as atividades da pousada e do projeto. O programa será minuciosamente apresentado para que o visitante conheça bem como ocorrerão as atividades dos próximos dias. Em seguida explorarão os arredores da Pousada Uacari passeando em pequenas canoinhas a remo. Após o jantar os visitantes terão a noite livre.
2o. Dia Após o café da manhã o grupo sairá a campo em pequenas canoas para procura e observação de onças-pintadas equipadas com rádiocolar. A localização aproximada de cada animal será realizada previamente, com a ida a campo dos pesquisadores para a tomada dos pontos e o acesso aos pontos de GPS. O pesquisador lidera a busca em outra canoa com receptor de telemetria VHF. Será respeitada uma distância mínima de segurança. Os objetivos são contemplar o maior felino do continente americano, tirar fotografias, contribuir com a pesquisa e aprender sobre seu comportamento e modo de vida. Durante a tarde o turista será envolvido em uma das atividades de pesquisa rotineiras do Projeto Iauaretê. Ao longo das atividades haverá também a inspeção das câmeras-trap instaladas nas árvores. O objetivo é captar imagens de animais e de resquícios da presença dos felinos, como por exemplo, carcaça de animais. Após o jantar será exibido o documentário "The Trapper".
3o. Dia Nesta manhã novamente os visitantes e pesquisadores buscarão pelas onças-pintadas. Durante a tarde o grupo visitará o Lago Mamirauá. No caminho até a cabeceira do lago é possível avistar uacaris (Cacajao calvus calvus), jacarés-açú (Melanosuchus niger) e também os alencornes (Anhima cornuta), as ciganas (Opistocomus hoazin) aos bandos, periquitos-estrelinha (Brotogeris sanctithomae) e os pica-paus-de-peito-pontilhado (Chrysoptilus punctigula). O cenário mais amplo da cabeceira do lago apresenta um pôr do sol impressionante, cheio de tons de amarelo, vermelho e rosa refletidos na água como em um espelho. Já será noite na hora do retorno e mais uma vez os visitantes terão a chance de avistar animais noturnos.
4o. Dia As comunidades Boca do Mamirauá, Caburini, Sítio São José e Vila Alencar recebem os visitantes da Pousada Uacari. Nesta manhã o grupo visitará uma destas quatro comunidades. Durante a tarde será realizado o censo de bicho-preguiça. As preguiças (Bradypus variegatus) estão entre as principais presas da onça-pintada na RDSM. Nesta atividade os turistas irão acompanhar pesquisadores do Projeto Iauaretê na condução de um censo de contagem destes animais em trilhas no entorno do Lago Mamirauá. As câmeras-trap serão desmontadas. Após o jantar os resultados das armadilhas fotográficas serão apresentados.
5o. Dia Nesta última manhã os visitantes terão tempo para um pequeno passeio após o café da manhã. O check-out será realizado e os visitantes seguirão para a cidade de Tefé. Serão deixados no aeroporto para retorno a Manaus.
*A programação pode variar conforme condições climáticas.
SAÍDAS & TARIFAS 2016 Individual ou Duplo
Jaguar Expedition (Segunda a Sexta)
Saídas 2017 a definir.
R$ 8.500,00 por pessoa

ATENÇÃO:
Por questão de segurança, apenas crianças acima de 12 anos serão aceitas. Não são é permitido animais de estimação.
Casos de cancelamentos serão analisados e taxas de cancelamento escalonadas: Mais de 30 dias do check in 25% do total + R$ 500 taxa de serviço. Entre 1 e 30 dias 40% do total + R$ 700 de taxa de serviço. Não comparecimento 50% do total + R$ 1.000 de taxa de serviço.
Cada passageiro poderá levar no máximo 15kg de bagagem.

Pacotes incluindo: Transporte (Tefé-Mamirauá-Tefé), acomodação na Pousada Uacari em quarto superior com pensão completa diferenciada (inclui lanches para trilhas e 1 garrafa de vinho por noite/grupo), bebidas (água, suco, café e chá), excursões conforme o programa com lancha exclusiva e pesquisadores bilíngue (inglês/português).
Não inclui: Passagem aérea (Manaus-Tefé-Manaus), outras bebidas, hospedagem e outras despesas em Tefé ou Manaus, qualquer tipo de seguro, serviços de lavanderia e tudo que não estiver descrito como incluído.


Para solicitação de serviços e reservas use: Planeje sua viagem Volta para hotéis de selva Topo

Index | Hotéis | Hotéis de Selva | Cruzeiros | Info & Reservas | English Version | Versión en Español
Todos os direitos reservados para Amazonas by Viverde, 1996/2016